A quantidade de cálcio total e de vitamina D no sangue é o que revela se existe a propensão de uma pessoa desenvolver doenças ósseas ou neuromusculares. Como método de prevenção a suplementação das substâncias acontece de forma conjunta. Quais são os valores de referência? Quando é preciso para se preocupar? Confira!
O Cálcio é um dos elementos-base no organismo humano. Ele é responsável pela sustentação óssea e comunicação do cérebro com os músculos. O que é ingerido da substância via suplementação ou alimentação só pode ser absorvido na presença da Vitamina D. Juntos, a dupla fornece prevenção completa à osteoporose e doenças neuromusculares.
Valores de Referência para Vitamina D
O valor de referência para vitamina D presente no corpo mudou recentemente pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML). A nota publicada indica que o valor total do componente no organismo é de 20mg/ml – menos do que o anterior de 30mg/ml.
Pacientes que têm valores entre 20 a 30 mg/Ml não precisam suplementar. Quem fica abaixo do nível precisa realizar duas atividades básicas: a suplementação via oral ou alimentação e exposição ao sol – fator que ativa o funcionamento da vitamina no corpo.
A mudança foi respaldada com a informação de que entre 30 a 60 mg/mL é o mais recomendado para os pacientes vulneráveis (idosos, grávidas, mulheres na menopausa, pacientes com osteoporose, hiperparatioreidismo, doenças inflamatórias ou autoimunes).
No entanto, para os demais, 20 ml/mL já são o suficiente para a manutenção da massa óssea, sem perdas e nem riscos de desenvolvimento de doenças.
Afirma-se a necessidade de 10 a 20 minutos de exposição diária ao sol para que a vitamina D seja ativada. De preferência, estes banhos devem acontecer no momento mais forte do dia: entre 10h e 12h, sem uso de protetor solar. Mantenha os punhos, tornozelos e barriga descobertos, se possível.
Valores de Referência para Cálcio
O Valor de referência de cálcio no sangue para adultos é de 8.9 a 10.1mg/dl.Já para as crianças em idade de crescimento, 12 mg/dl são necessárias.
População de risco (idosos, mulheres na menopausa, pacientes com doenças autoimunes,com osteopenia ou osteoporose) deve ingerir até 12 mg/dl.
Quando o hemograma mostrar valores abaixo da referência, significa que o paciente está mais propenso ao desenvolvimento de doenças agudas como pancreatite, deficiência de vitamina D,insuficiência renal crônica, hipoparatireoidismoe outros.
Nestes casos, a suplementação é indicada via cápsulas. De preferência, deve-se apostar nas alternativas naturais e que contenham o cálcio puro, sem variações. Uma das opções é o D3 Cálcio – produto de venda on-line, cuja fórmula contém quantidade correta para suplementar os principais minerais essenciais.
Cálcio Total e Vitamina D – Como suplementar?
O Cálcio Total e Vitamina D podem ser suplementados sem efeitos colaterais. O Suplemento D3 Cálcio é uma alternativa natural que concentra as duas substâncias e mais vários minerais para manter o corpo saudável e prevenido contra doenças, de forma prática.