O cálcio é um dos elementos químicos que compõem o corpo humano – em grande parte presente nos ossos. Entre as principais funções da substância está a sustentação do esqueleto, ossos e garantia da capacidade de coagulação do sangue.
As propriedades do cálcio para o organismo são indiscutíveis, já que é um dos nutrientes que se encontra em maior quantidade necessária no corpo. Quase 1% a 2% do peso corpóreo é por conta da presença da substância.
Funções do Cálcio
Ao conferir a lista completa das funções do cálcio no organismo, fica mais fácil entender a importância de suplementar por meio de uma alimentação saudável:
- Realiza a formação dos dentes;
- Sustenta o esqueleto do corpo;
- Permite que a contração muscular aconteça;
- Dá mais permeabilidade nas membranas celulares, permitindo a troca de substâncias;
- Faz a secreção de hormônios adrenais;
- Ativa os fatores que permitem a coagulação sanguínea;
- Influencia a pressão arterial, prevenindo a hipertensão;
- Promove a diminuição da massa gorda e previne a obesidade;
- Participa nas funções neuromusculares;
- Previne a osteoporose e osteopenia;
- Previne dores no esqueleto e o desenvolvimento de doenças articulares.
Porque consumir cálcio
A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica a ingestão de 1000mg de cálcio diariamente para adultos. Os estudos provam que esta quantidade seria o suficiente para manter todas as funções ósseas, sanguíneas, hormonais e neuromusculares em bom funcionamento.
As recomendações diárias podem variar com a idade e o sexo do paciente, afinal, dependendo do estágio da vida a suplementação do cálcio torna-se ainda mais importante. Crianças e idosos, por exemplo, têm o dobro de motivos para ingerirem o cálcio, não somente por meio de uma alimentação equilibrada, mas, também, em forma de cápsulas.
Quando crianças, o cálcio é muito requisitado para ajudar no desenvolvimento do esqueleto (principalmente os ossos da coluna, das mãos e das pernas) e, também, dos músculos. Já aos idosos, a suplementação é importante para prevenir a osteoporose – uma doença comum na terceira idade por conta da perda de massa óssea.
Os casos de osteoporose e do desenvolvimento de doenças articulares são ainda mais comuns em mulheres após a menopausa.
Como suplementar
Os médicos dizem que para pacientes saudáveis e que fogem da faixa etária crítica é suficiente consumir o cálcio por meio das fontes ricas, como leites e derivados, peixes ou vegetais.
Entre os mais velhos e mulheres a partir dos 40 anos, a melhor forma de prevenir as complicações da idade é apostando nos suplementos de vitaminas completos. Uma das mais conhecidas hoje no mercado é a D3 Cálcio, cápsulas altamente nutritiva que inclui na fórmula altas concentrações dos principais nutrientes:
- Cálcio;
- Vitamina D3;
- Boro;
- Magnésio;
- Manganês.
A diferença do D3 Cálcio para as outras fórmulas tradicionalmente comercializadas nas farmácias é que sua composição é de origem 100% natural, o que protege o consumidor contra efeitos colaterais. Para comprar a sua confira aqui a avaliação completa do produto e preços promocionais.